Crime organizado age com impunidade; 80% dos casos seguem sem solução, segundo levantamento da Igreja

Centro Católico Multimídia documenta 60 padres mortos desde 1990; 80% dos casos permanecem sem investigação concluída
Mais de 60 padres foram assassinados no México desde 1990, sendo que 80% dos casos permanecem sem solução, segundo levantamento do Centro Católico Multimídia.
O padre Román de la Cruz Hernández, de 48 anos e pároco de Santa Cruz em Huejutla, foi encontrado morto em 15 de setembro em uma estrada no distrito de Lolotla, estado de Hidalgo. Segundo informações locais, seu corpo apresentava ferimentos de bala próximo a uma caminhonete, acompanhado de um cartaz cuja mensagem não foi divulgada pelas autoridades.
Em 17 de setembro, Francisco Ángel Fernández Hasbun, chefe de gabinete da procuradoria-geral do estado de Hidalgo, declarou em vídeo que o órgão está “conduzindo as investigações apropriadas”. A Conferência Episcopal Mexicana (CEM) exigiu uma “investigação minuciosa” do caso.
O bispo José Hiraís Acosta Beltrán, da Diocese de Huejutla, lamentou “a situação alarmante de violência que está sendo vivida em nosso país”. Em 20 de setembro, cerca de 600 pessoas marcharam pela paz em Huejutla e participaram de uma missa em memória de De la Cruz. Na ocasião, Acosta pediu “uma cultura de paz e reconciliação”.
Em 21 de setembro, Acosta e Fernández se reuniram e divulgaram declaração conjunta afirmando que informações importantes sobre o caso foram fornecidas na reunião e que ambos acreditam que será resolvido rapidamente.
Quatro padres foram assassinados até agora durante o mandato da presidente Claudia Sheinbaum. O padre e jornalista Omar Sotelo, diretor do Centro Católico Multimídia, disse que o assassinato “traz as marcas reveladoras do crime organizado” e que “extorsão e ameaças contra padres no país são uma realidade contínua”.
Entre os casos registrados e analisados pelo grupo, “mais de 80% permanecem sem solução”, incluindo o assassinato em 1993 do cardeal Juan Jesús Posadas Ocampo, arcebispo de Guadalajara, descrito como “um monumento à impunidade”.





