Texto compara postura de Dostoiévski ao escrever romance político com situação do mainstream artístico brasileiro contemporâneo

Colunista reflete sobre risco de comprometer qualidade artística ao transformar arte em veículo de militância política
Um colunista reflete sobre a complexa relação entre criação artística e militância política, usando como pano de fundo a experiência histórica do romancista russo Fiódor Dostoiévski.
O texto aponta que Dostoiévski, após o assassinato do estudante Ivan Ivanov em 1869 por membros de uma organização revolucionária socialista liderada por Serguei Netchaiev, decidiu escrever um romance com propósitos políticos. Horrorizado com a violência do grupo, o escritor concebeu a obra como intervenção polêmica contra essas ideias.
“Quanto à obra que estou escrevendo agora para O Mensageiro Russo, deposito nela grandes esperanças, não pelo lado artístico, mas pelo lado tendencioso. Quero expressar alguns pensamentos, ainda que minha arte pereça no processo. O que me impele é aquilo que se acumulou em minha mente e em meu coração; que resulte, ainda que seja um panfleto, mas direi o que tenho a dizer”, escreveu Dostoiévski em carta ao crítico literário Nikolai Strákhov.
Segundo o colunista, o russo temia comprometer a qualidade literária ao transformar a arte em veículo de militância, condenando a criatividade a um ideal não artístico. Apesar das preocupações, Dostoiévski prosseguiu e criou “Os Demônios”, publicado como folhetim entre 1871 e 1872 na revista “O Mensageiro Russo” e posteriormente em volume único.
O colunista destaca dois pontos centrais: primeiro, Dostoiévski, sendo um gênio literário, conseguiu ultrapassar suas intenções estritamente políticas para criar uma obra que funciona como investigação profunda sobre fanatismo, sedução intelectual e capacidade humana de cometer atrocidades em nome de um suposto bem. Segundo, essa realização não é para qualquer um; apenas um artista verdadeiramente vocacionado consegue manter o valor artístico em tal empreendimento.
O texto afirma que “praticamente todo o mainstream artístico brasileiro é militante de esquerda, e poucos, muito poucos, conseguem produzir arte de qualidade por causa disso”.



