Texto questiona classificação de eleitores críticos ao governo Lula como células de direita radical

Coluna defende que rejeição ao PT não configura filiação automática a ideologias de direita ou extremismo
Uma coluna publicada nesta quarta-feira (14) questiona a classificação de eleitores de oposição como representantes do extremismo ideológico ou da direita radical.
Segundo o texto, o governo central atribui ao petismo a estratégia de apresentar alternativas políticas como sinônimas de “ditadura, extremismo, fascismo”. A coluna argumenta que essa abordagem se estende para além do PT, com apoio de “pessoas esclarecidas e não militantes”.
O colunista defende que rejeição ao petismo não implica automaticamente filiação a rótulos ideológicos. Afirma que “muitos milhões de brasileiros não se guiam por essas demarcações vagas, possivelmente nem sabendo o que significam”.
A análise questiona a estabilidade de conceitos políticos centrais: “Se um mesmo conceito pode ser lido por parte da população como sinônimo de liberdade e por outra parte da população como sinônimo de autoritarismo, naturalmente ele não quer dizer nada”.
Segundo o texto, problemas concretos justificam o voto de oposição: “Escândalo do INSS e suas implicações palacianas, escândalo Master e suas injunções com sustentáculos do regime, endividamento recorde e inadimplência, inflação e juros altos, tentativa de controle das mídias”.
O colunista menciona ainda a reação do mercado financeiro após o primeiro turno eleitoral. “Os juros futuros abriram em forte queda no dia seguinte à eleição. Não há coreografia conceitual nesse fato: é apenas a expectativa do mundo real de uma administração melhor para o país.”
A coluna critica a cobertura de mídia nacional e estrangeira sobre o resultado eleitoral, que utiliza termos como “onda conservadora”, “ascensão da direita” e “fenômeno de radicalização” para descrever o voto de oposição.



